Tenondé Porã

Tenondé Porã

sábado, 23 de julho de 2011

Mutirão na Tenondé



A aldeia indígena Tenondé Porã está localizada em Parelheiros, zona sul de São Paulo. Com mais de 170 famílias e aproximadamente 1300 pessoas, a maioria da população na aldeia é formada por crianças e adolescentes.
Os Guaranis ocuparam a região em 1965 e algumas famílias viviam como agricultores em troca de comida.




Em 1985 as terras foram demarcadas com 12 hectares e depois com 26 hectares. Em 1987 foi consagrado como, Morro da Saudade, e depois, por volta de 2002 ganhou seu nome atual Tenondé Porã que significa, ‘horizonte bonito’ ou ‘futuro bonito’.




O fato de a aldeia indígena Tenonde Porã estar cercada pelo centro urbano, faz com que os indígenas se deparem com a possibilidade de perda das suas tradições e de seus meios de sobrevivência no espaço natural.




Essa situação implica em um conflito grande entre cultura tradicional e a cultura envolvente, conflito intensificado sobretudo pelos valores ideológicos que os indígenas absorvem das multimídias.




A aldeia vive atualmente um impasse. De um lado preservam e tentam difundir entre os mais jovens os valores tradicionais da cultura Guarani como os cantos e danças sagrados, a cura tradicional, suas relações de parentesco, suas crenças e o seu modo particular de se relacionar com o meio ambiente. De outro lado com a crescente influencia da cultura dos Juruá(homem brancos) os indígenas acabaram adquirindo novos hábitos de consumo, aumentando drasticamente a quantidade de lixo descartado de forma inadequada dentro da aldeia.




Boa parte do que consomem na aldeia vem do supermercado e não existe uma participação ativa no chamado à responsabilidade coletiva.




Recentemente o Pajé Bastião, foi contaminado e hospitalizado com leptospirose, conseqüência do acúmulo de lixos, atraindo ratos as proximidades de sua residência.




A questão do lixo é um dos problemas referentes ao meio ambiente que pode ser solucionado com a mudança de hábitos individuais, beneficiando a todos.




Para incentivar o envolvimento da ação coletiva e da melhoria das condições do patrimônio comunitário realizaremos um grande mutirão de limpeza na aldeia Tenondé Porã no dia 15 de Maio.




Você participa doando alguns desses materiais :




Camisas nas cores azul, amarelo, vermelho,preto,verde e branca, sendo 25 de cada cor.




Caso não tenham camisa para doar, aceitaremos coletes.




120 Pares de Luvas resistentes (tipo coletor de lixo) / 250 Sacos de lixo / 10 pranchetas / 6 kits primeiros socorros / 6 carrinhos de mão.


Ou também participa pelo site:










Contatos: npdourado@hotmail.com (Natan)










Agradecimentos especiais: A todos da aldeia e ao Natan Dourado, Mellori Rocha, Vinícius Toro, Lunna Borges e Julyana Nassar.









Nossa mais nobre gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário